segunda-feira, 6 de julho de 2009

Letramento











No dia 25/05/09 começamos a trabalhar o TP4 , onde foi exposto aos cursistas um breve referencial teórico sobre Alfabetização, Letramento e Cultura, apoiados no material do Gestar e em Magda Soares. Foi com base no conceito de letramento de Magda Soares que diz: Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno, que discutimos muito sobre o que viria ser Letramento e concluimos que Letramento é ter um vasto conhecimento de leitura e interpretação, e que temos que atribuir significado aos textos para os alunos terem conhecimento de mundo, uma vez que estamos em níves de letramento diferentes e que o nível de letramento é determinado pela variedade de gêneros de textos escritos que a criança ou adulto reconhece.A criança que vive em um ambiente em que se lêem livros, jornais, revistas, bulas de remédios, receitas culinárias e outros tipos de literatura (ou em que se conversa sobre o que se leu, em que uns lêem para os outros em voz alta, lêem para a criança enriquecendo com gestos e ilustrações), o nível de letramento será superior ao de uma criança cujos pais não são alfabetizados, nem outras pessoas de seu convívio cotidiano lhe favoreçam este contato com o mundo letrado. Após toda essa apresentação e discussão do material, foram feitas as atividades das p.16 e 17 do TP4. Com a conclusão das atividades, o grupo repassou suas experiências. Neste mesmo dia, discutimos sobre a elaboração do projeto interdisciplinar, já que se faz necessário a elaboração de um pré-projeto para a segunda etapa do GESTAR II. No encontro do dia 01/06/09, socializamos as atividades aplicadas pelos cursistas, fazendo uma avaliação oral das mesmas. Os cursistas relataram as modificações que estão acontecendo nas turmas onde o material do Gestar é aplicado. A maioria dos professores se sentem tranquilos na aplicação do material e relatam as experiências de forma agradável. Na socialização os cursitas falam das dificuldades encontradas dos alunos a compreenderem os textos , isso tudo, gerado pela pouca leitura . Toda leitura tem que ter a ajuda dos cursitas para melhor compreensão e muitos usam o dicionário . Numa outra fala os cursistas relatam a dificuldade que tem, como professores de desenvolverem o gosto pela leitura, por mais que incentivem isso não se constitui na prática . Neste encontro foi, então, discutido a temática para o projeto: a leitura, como desenvolvê-la nas unidades escolares e que metodologias poderiam ser usadas para que os alunos desenvolvam o gosto pela leitura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário