terça-feira, 25 de agosto de 2009

Estilo, Coerência e Coesão


Trabalhos expostos por alunos da E.E.B Toneza Cascaes














No dia 03/08 deveríamos ter dado inicio as nossas atividades do GESTAR II , porém não conseguimos realizar essa atividade devido a este surto de gripe em nossa região, fomos aconselhados pela GERED a não ter esse encontro até termos uma posição certa referente a essa epidemia. Passado todo o susto, voltamos aos nossos encontros no dia 10/08, e logo propomos aos nossos cursitas atividadades e leituras complementares referente ao TP5,cito o livro "Linguagem e Persuasão de Adilson Citelli", que muito nos ajudará a ligar as partes de um texto para formar um todo, permitidindo assim discutirmos e debatermos sobre elementos argumentativos que marcam um texto. Essas atividades mostrarão a nós como lidar mais adequadamente com algumas das mais importantes relações que se refere à temporalidade e identidade na construção de sentidos, e na relação lógica de construção de significado na leitura e na produção de textos. Propomos aos nossos professores a elaboração de uma atividade que envolvesse figuras diferencias e que os mesmos elaborassem um texto com figuras, ou seja, ligar fotos que nada se assemelham a um texto coerente e coesivo.



Segue aqui,um texto de nossa professora cursista referente as imagens acima mostradas:




Alegria e tristeza: companheiros de nossa vida



Durante muito tempo, Joana se considerou uma mulher infeliz, pois viva sozinha.Não havia ninguém que ela confiasse para lhe servir de companhia e compartilhar seus sentimentos. Certo dia, decidiu fazer uma viagem, com o objetivo de conhecer outras pessoas e diferentees culturas. Nesta viagem Joana ficou conhecendo Joaquim. Foi amor a primeira vista e passaram a se encontar com frequência. Mal sabia ela que Joaquim era um homem comprometido, sendo que tinah esposa e dois filhos. O relacionamento entre ele e sua familia era considerado muito esquisito, levando rm consideração que estávamos em pleno século XX. Isso porque tinham hábitos que eram comuns as famílias da Idade Média. Na sua casa moravam muitas pessoas, além da esposa e dos filhos, todos ocupavam o mesmo espaço, pois não havia quartos separados. Dessa maneira , as crianças presenciavam tudo, não havendo assim privacidade. Os seus dois filhos eram tratados como adulktos em miniatura, usavam o mesmo modelo de roupa que os pais, além disso, Joaquim teve outros filhois com sua esposa, mas estes acabaram morrendo devido a precária condição em que viviam.Este fato não era motivo para desânimo ou frustação , pois eles desconheciam um sentimento: o afeto.Dessa maneira as crianças nasciam e morriam feito animais domésticos. Não demorou muito para que Joana soubesse de toda a toda história. Ao tomar conhecimento desses fatos, ela discutiu com Joaquim e determinou que ele desaparecesse de sua vida.Apartir de então, Joana decidiu retornar para sua casa e tentar esquecer tudo o que tinha ocorrido durante a viagem. Os dias foram passando e ela percebeu que poderia encontrar outra companhia. Desta vez naõ seria um homem, mas sim um animal de estimação. Ao passar pelas ruas da cidade, encontrou um cãozinho abandonado e resolveu levá-lo para casa. Chegando lá, deu um banho em seu animalzinho e percebeu o quanto era belo e por coincidência a sua cara.
Desde então, Joana passou a compartilhar de vários momentos agradáveis com seu cachorrinho. E percebeu que a felicidade encontra-se nas coisas mais simples da vida, basta olhar para o lado e percebê-las.































Nenhum comentário:

Postar um comentário