quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Relatório do Projeto
















Relatório do Projeto: A Importância da Motivação para a Prática da Leitura nas Escolas Públicas
No início do segundo semestre o projeto foi apresentado na unidade escolar.
Desde então, com o apoio dos demais professores, as atividades passaram a ser desenvolvidas.
Sendo que uma vez por semana todos os alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental das Séries Finais, se dirigiam até o pátio da escola para cantarem o hino e logo após retornavam para a sala de aula, escolhiam o livro de sua preferência e realizavam a leitura do mesmo durante 30 minutos.
Com relação aos educandos da 7ª série do Ensino Fundamental, após terem realizado a leitura de alguns livros, relataram na sala de aula a história que haviam lido.
Em seguida realizamos uma votação, escolhendo as seis histórias que mais chamaram a atenção da turma.
Os seis livros escolhidos foram: “A menina malcriada”, “A casa das quatro luas”, “As fabulosas histórias de Merlin e do Rei Artur”, “ O frevo de 15 anos”, “Outras novas histórias antigas” e “Praia vazia”.
Logo após a escolha, iniciou-se a elaboração de cartazes com algumas indicações acerca do livro.
No dia 11 de setembro de 2009, os cartazes foram expostos para que os demais alunos da escola tivessem a oportunidade de observarem o que foi produzido, despertando assim o interesse pela leitura dos livros que foram ali apresentados.
Todos os alunos dessa turma sentiram-se motivados e passaram a ver a leitura com outros olhos e não mais como algo exaustivo e sem significado.
Os professores da Educação Infantil e séries iniciais, também se dispuseram a dar continuidade a esse projeto, sendo que em algumas turmas além da leitura, foram desenvolvidas atividades paralelas. Dentre elas pode-se citar:
- Dramatização da história “O velho, o menino e o burro” pelos alunos do Pré- Escolar;
- Dramatização da história “Eram dez lagartas” pelos alunos do 1º ano;
- Socialização das histórias lidas pelas crianças do 2º ano aos demais colegas da sala, sendo que esse momento foi filmado por um professor para permitir aos demais alunos das séries iniciais a oportunidade de assistir as histórias que foram contadas;
Pode-se dizer que essa experiência trouxe muitos benefícios a minha prática pedagógica, prova disso foi o notável interesse dos alunos pela leitura e consequentemente uma aprendizagem mais interessante e significativa.










Nenhum comentário:

Postar um comentário