quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Relatorios dos Cursistas

Relatório do Curso Gestar II- Variedades Linguísticas

Foram realizadas, com os alunos da 8ª série da EEB Martha Cláudio Machado, algumas atividades do TP 1, referentes à aula 3. Tendo como objetivo entender a noção de gíria.
Iniciei a aula falando aos alunos que nossa língua possui variações, pois cada grupo social tem um jeito próprio de se comunicar, de acordo com a região, idade, nível social, sexo e profissão.
Em seguida, pedi aos educandos que citassem algumas gírias que são utilizadas por eles no dia- a – dia.
Logo após, realizou-se a leitura de alguns trechos do livro “A bolsa amarela”, de Lygia Nunes e a resolução das perguntas referentes às atividades 1 e 2. Ao término dessas atividades foi apresentado outro texto, sendo que esse era mais difícil de entender devido o uso de gírias dos caminhoneiros, que, como outras de grupos profissionais só são conhecidas por quem deles faz parte.
Apesar de não entenderem todas as gírias do texto, solicitei que traduzissem os termos que conseguissem utilizando o dialeto formal.
Após terem realizado a atividade, puderam perceber o caráter fechado dessa linguagem e a importância do contexto.

Relatório do Curso Gestar II- A Intertextualidade
Foram realizadas, com os alunos da 8ª série da EEB Martha Cláudio Machado, as atividades do TP 1, referentes à aula 3.
Esta aula teve como objetivos:
- Entender a noção de paráfrase;
- Resumir notícia de jornal;
Antes de iniciar as atividades, pedi aos educandos que formassem duplas. Em seguida distribui dois textos que noticiavam a aproximação de Marte em relação à Terra antes do acontecimento, que ocorreu em 27 de agosto de 2003.
Após realizamos a leitura dos dois textos, expliquei o que era paráfrase e esclareci que resumos, traduções, adaptações de textos constituem paráfrases.
Todos perceberam que os dois textos tratavam da mesma notícia, mas escrita de modo diferente.
Os discentes expuseram alguns comentários e opiniões sobre o assunto e em seguida resolveram as atividades escritas. Em uma das atividades o aluno deveria produzir um texto noticiando a aproximação de Marte.
Todas as duplas conseguiram desenvolver o texto e responder as demais atividades de maneira satisfatória.

Relatório do Curso Gestar II- Gramática: Seus Vários Sentidos
Foram realizadas, com os alunos da 7ª série da EEB Martha Cláudio Machado, as atividades do TP 2, referentes à aula 1.
Esta aula teve como objetivos:
- Ler e entender texto narrativo ficcional;
- Observar palavras e refletir sobre a sua formação;
Antes de iniciar a leitura, realizei uma breve introdução com o intuito de despertar o interesse dos educandos pelo texto.
Todos ficaram curiosos, pois queriam saber o que havia acontecido entre o príncipe e a contorcionista. Então passaram a fazer várias suposições. Após esse momento de descontração e interação entre os alunos, entreguei a eles a cópia do texto para assim darmos continuidade à leitura.
À medida que era lido cada trecho, que relatava as descobertas ortográficas do príncipe, escrevia a palavra no quadro para que os discentes percebessem o raciocínio do personagem.
Após a leitura, os alunos resolveram as atividades de interpretação com facilidade e puderam perceber que a partir de uma palavra podemos formar outras, sendo que essas combinações assemelham-se a um jogo, pois é preciso observar e refletir.

Relatório do Curso Gestar II – A Arte: Formas e Função
Foi realizada, com os alunos da 7ª série da EEB Martha Cláudio Machado, a atividade do TP 2, referente à aula 8.
Esta aula teve como objetivos:
- Conhecer versão de obras de pintores famosos;
- Recriar obra de pintor famoso;
Antes de propor a recriação da obra do pintor brasileiro Candido Portinari, comentei com os alunos que, assim como um texto em linguagem verbal pode ser objetivo de paráfrase ou paródia, também uma pintura pode ser recriada com outro tom.
Em seguida, pedi aos discentes que observassem a obra de Almeida Júnior e a comparassem com a versão de Maurício de Souza. Após essa atividade de observação puderam perceber que a recriação mantém pontos em comum com a obra original.
Maurício Souza, por exemplo, conservou o fundo, as cores e os gestos das figuras humanas.
Após algumas observações e comentários sobre versões engraçadas de obras de pintores famosos, os educandos deram início a recriação da obra chamada Mestiço. Sendo que essa poderia ser recriada em versões diferentes: sérias, alegres, tristes, surrealistas, etc.
Cada aluno fez a sua opção, porém mantendo algumas semelhanças com o quadro de Portinari.
Esta aula foi prazerosa e proporcionou aos educandos o conhecimento sobre várias obras de pintores famosos que ainda não conheciam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário